Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Lula a ministros: "Não inaugurem nada sem passar pela Casa Civil"

Durante reunião ministerial, presidente orientou que os ministros participem das entregas de ações e medidas do governo

03/06/2026 12:16
Compartilhar notícia
HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
Reunião ministerial do governo Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse aos ministros nesta quarta-feira (3/6) para não inaugurarem nenhuma medida sem passar pela Casa Civil. A declaração foi deita durante reunião ministerial.

“É muito importante que vocês não inaugurem nada sem passar pela Casa Civil. Muitas vezes a gente fica sabendo de coisas que são inauguradas sem a participação dos ministros e a gente não sabe quem está representando o governo federal nas entregas. É importante que vocês se dêem em conta que tem que passar pela Casa Civil, porque nós precisamos estar informados”, declarou.

Com as eleições de outubro se aproximando, Lula ressaltou a importância da coordenação entre os ministérios e destacou a importância política de representar o Executivo nas medidas: “Vocês sabem como é isso na política. Se você não tiver de corpo presente, ninguém de fora vai dizer quem está fazendo o que neste país”.

Lula a ministros: “Não inaugurem nada sem passar pela Casa Civil” - destaque galeria
4 imagens
Ministros participam de reunião ministerial no Palácio do Planalto, convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira(3).

O encontro reúne integrantes do governo federal para discutir temas da administração pública e alinhar ações das diferentes áreas da Esplanada dos Ministérios.

Local: Palácio do Planalto, Brasília (DF)
Ministros do governo Lula participam de reunião ministerial nesta 4ª
Presidente Lula fez reunião ministerial nesta quarta-feira (3/6)
Ministros participam de reunião ministerial no Palácio do Planalto, convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira(3).
1 de 4

Ministros participam de reunião ministerial no Palácio do Planalto, convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira(3).

HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
Ministros participam de reunião ministerial no Palácio do Planalto, convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira(3).

O encontro reúne integrantes do governo federal para discutir temas da administração pública e alinhar ações das diferentes áreas da Esplanada dos Ministérios.

Local: Palácio do Planalto, Brasília (DF)
2 de 4

Ministros participam de reunião ministerial no Palácio do Planalto, convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira(3). O encontro reúne integrantes do governo federal para discutir temas da administração pública e alinhar ações das diferentes áreas da Esplanada dos Ministérios. Local: Palácio do Planalto, Brasília (DF)

HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
Ministros do governo Lula participam de reunião ministerial nesta 4ª
3 de 4

Ministros do governo Lula participam de reunião ministerial nesta 4ª

HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
Presidente Lula fez reunião ministerial nesta quarta-feira (3/6)
4 de 4

Presidente Lula fez reunião ministerial nesta quarta-feira (3/6)

Hugo Barreto/Metrópoles

O petista destacou que os ministros não devem fazer ações em tribunais superiores sem consultar a Advocacia-geral da União (AGU) e a Casa Civil. 

“Os ministros, por conta própria, tentam fazer ações nos tribunais supeiores, sem consultar a AGU e a Casa Civil. É importante que a gente não saiba nada pelos jornais. Que a gente saiba as coisas pelo compromisso de ser um governo unitário. E saber que estamos em um momento de disputa de ideias neste país”, complementou Lula.

O presidente ainda criticou medidas dos Estados Unidos, com as ameaças de novas tarifas adicionais contra o Brasil. “Não podemos aceitar o tratamento que os EUA deram ao Brasil nesta semana”, disse.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters