Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube

Apuração pelo Brasil

Eleições 2026Brasil

Líder do governo Lula no Congresso perde reeleição ao Senado no Amapá

Senador ficou em terceiro colocado, em uma baixa para Lula e para Alcolumbre

04/10/2026 20:52, atualizado 04/10/2026 21:36
Ton Molina/Agência Senado
Líder do governo Lula no Congresso perde reeleição ao Senado no Amapá

O líder do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT), perdeu a disputa ao Senado pelo Amapá.

O petista ficou em terceiro colocado, atrás da ex-primeira-dama de Macapá, Rayssa Furlan (Podemos) e do senador Lucas Barreto (PSD)- ambos do grupo político do governador eleito, Dr. Furlan (PSD).

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A derrota de Alcolumbre também é uma baixa para o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que perdeu espaço no Estado para Furlan, que é seu maior adversário político.

“Na democracia, ao vencedor não cabe a soberba e ao derrotado não abe o ódio”

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Em pronunciamento após o resultado, Randolfe agradeceu a derrota e cumprimentou o governo e senadores eleitos. O petista disse que irá se dedicar integralmente na campanha do presidente Lula, que disputará o segundo turno contra Flávio Bolsonaro (PL).

“Os tempos são desafiadores. É tarefa de cada um de nós a partir de amanhã para defender a democracia, para defender o melhor do Brasil, se engajar na candidatura de Lula presidente”, disse.