Lesa Pátria: mais 5 são presos por atos terroristas de 8 de janeiro
Operação Lesa Pátria ocorre são Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Sergipe. Agentes cumprem buscas e apreensões e prisões
atualizado

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (14/2), a sexta fase da Operação Lesa Pátria, para identificar participantes, financiadores, quem se omitiu na ocasião ou fomentou os atos terroristas cometidos em 8 de janeiro, em Brasília, contra as sedes dos Três Poderes.
Com o ato, foram presas cinco pessoas. As detenções aconteceram em Indaiatuba (SP), Inhúmas (GO), Santo Antônio da Platina (PR), Governador Valadares (MG), Coronel Fabriciano (MG) e Ouro Preto (MG – a prisão, na verdade, aconteceu com um morador de Ouro Preto, mas foi feita em Uberlândia, também Minas Gerais).

Golpistas invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023 Igo Estrela/Metrópoles

Cordão da PM não foi suficiente para conter bolsonaristas Igo Estrela/Metrópoles

Milhares de pessoas tomaram a Esplanada Igo Estrela/Metrópoles

Extremistas subiram na cúpula do Congresso Igo Estrela/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles

Bolsonaristas já vinham programando a "tomada do Poder" Igo Estrela/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles

As faixas pediam "intervenção" Igo Estrela/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles

Milhares de pessoas tomaram a Esplanada Igo Estrela/Metrópoles
Ao todo, a PF cumpre oito mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, expedidos pelo STF. Os estados em que a operação ocorre são Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Sergipe.
Os fatos investigados constituem, inicialmente, crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As investigações seguem, e a Operação Lesa Pátria se tornou permanente, com atualizações periódicas quanto ao número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.