metropoles.com

Lava Jato: PF cumpre mandados contra pessoas ligadas a senadores

Em Brasília, agentes estão na sede da Confederal, que pertence à família de Eunício, e na casa do presidente da empresa, Ricardo Augusto

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
confederal
1 de 1 confederal - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Agentes da Polícia Federal cumprem na manhã desta terça-feira (21/3) 14 mandados de busca e apreensão em Brasília, Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL) e Recife (PE), autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da Lava Jato. Essa fase da operação é decorrente das delações dos executivos e ex-executivos da Odebrecht.

Os alvos são pessoas ligadas aos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Valdir Raupp (PDMB-RO) e Humberto Costa (PT-PE). A PF esclareceu, entretanto, que não foram expedidos mandados contra os parlamentares.

Em Brasília, os agentes estão na sede da Confederal, que pertence à família do presidente do Senado, e na casa do principal executivo da empresa, Ricardo Augusto. Em Pernambuco, dois alvos são Mário Barbosa Beltrão, empresário ligado ao senador Humberto Costa, e Sofia Beltrão.

Mário Beltrão foi citado na delação premiada do ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, em 2014. Segundo o delator, Humberto Costa recebeu R$ 1 milhão do esquema de propinas e corrupção na Petrobrás para sua campanha em 2010.

O ex-diretor da estatal disse que o dinheiro foi solicitado pelo empresário Mário Barbosa Beltrão, amigo de infância do petista e presidente da Associação das Empresas do Estado de Pernambuco (Assimpra). O material apreendido deve ser levado para análise em Brasília.

Em agosto de 2016, a 33ª fase da Lava Jato – autorizada pelo juiz federal Sérgio Moro – investigou alvos acusados de organização criminosa, cartel, fraudes licitatórias, corrupção e lavagem de dinheiro em Pernambuco. Na ocasião, o alvo foi a construtora Queiroz Galvão e os executivos ligados à construtora Ildefonso Colares e Othon Zanoide foram presos.

 

A assessoria de Renan Calheiros informou que ninguém que trabalha com o senador em Brasília ou em Alagoas é alvo da operação desta terça. (Com informações do G1 e do jornal O Estado de S. Paulo)

Aguardem mais informações

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?