Lama de Brumadinho chegará ao Rio São Francisco em fevereiro

Técnicos da CPRM e ANA acreditam que os rejeitos atingirão o Velho Chico entre os dias 15 e 20 do próximo mês

atualizado 29/01/2019 12:38

Divulgação/Cemig

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Águas (ANA) liberaram nesta segunda-feira (28/1) um boletim constando que a lama de rejeitos de minério de ferro da barragem da Vale que rompeu em Brumadinho (MG) chegará à hidrelétrica de Três Marias, no Rio São Francisco, entre os dias 15 e 20 de fevereiro.

O boletim indica um leve deslocamento na pluma – formada pela mistura de rejeito e água – de, em média, um quilômetro por hora. O CPRM está divulgando dois boletins por dia com a atualização, e 30 pesquisadores estão envolvidos nos levantamentos.

Fiscalização
No início da noite desta segunda-feira, o governo federal divulgou texto de uma portaria a ser publicada na edição desta terça (29) do Diário Oficial da União, determinando a imediata intensificação dos trabalhos de fiscalização de barragens do país consideradas com alto potencial de risco à vida humana.

As unidades devem ser auditadas e os órgãos responsáveis deverão ainda avaliar, igualmente de imediato, a necessidade de remoção de instalações de suporte ao empreendimento, a fim de “resguardar a integridade dos trabalhadores e eventuais visitantes”.

 

Últimas notícias