metropoles.com

Vídeo é “cortina de fumaça” para caso Queiroz, diz Marco Aurélio

O ministro falou sobre as imagens divulgadas pelo presidente, nas quais compara o STF com hienas. Celso de Mello também se manifestou

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
STF retoma julgamento sobre restrição do foro privilegiado.
1 de 1 STF retoma julgamento sobre restrição do foro privilegiado. - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (29/10/2019) que o vídeo polêmico divulgado nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro (PSL) pode ter sido uma “cortina de fumaça” para desviar o foco das mensagens de voz do ex-assessor Fabrício Queiroz, acusado de recolher dinheiro de funcionários do gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PSL-SP). A declaração foi dada à Rádio CBN.

Nas imagens, o chefe do Executivo se comparou a um leão, rodeado de hienas – entre elas, a Suprema Corte. O decano, ministro Celso de Mello, chegou a publicar um nota de repúdio ao vídeo. “Eu tenho que nada surge sem uma causa. Qual seria a causa? Qual é o descontentamento com o Supremo? (…) Agora, é uma coincidência muito grande que esse foco surja justamente numa hora em que aparece essas coisas envolvendo o assessor Queiroz”, disse Marco Aurélio.

Nos últimos dias, áudios de Queiroz foram divulgados pela mídia. Em um deles, o ex-assessor sugere a um interlocutor como proceder para fazer indicações políticas em gabinetes de parlamentares. O episódio ocorreu em junho de 2019, cerca de oito meses após deixar o cargo no gabinete de Flávio. Em outro, ele diz que o Ministério Público pode gerar um problema a ele “do tamanho de um cometa“.

O ex-assessor é pivô da investigação contra Flávio, conduzida pelo MP do Rio. Os promotores do Grupo de Atuação ao Combate à Corrupção (Gaecc) investigam as práticas lavagem de dinheiro, peculato e organização criminosa no gabinete do filho do presidente Jair Bolsonaro no período em que foi deputado estadual.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?