metropoles.com

STJ nega pedido de liberdade de José Carlos Bumlai

O empresário está detido de maneira preventiva na superintendência da Polícia Federal em Curitiba

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
Bumlai
1 de 1 Bumlai - Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

O ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou nesta quarta-feira (2/12), o pedido de habeas corpus liminar para libertar o pecuarista José Carlos Bumlai. Apontado como amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bumlai foi preso na quinta-feira (24), em uma das fases da Operação Lava Jato.

O empresário está detido de maneira preventiva na superintendência da Polícia Federal em Curitiba. De acordo com as investigações, Bumlai participou de uma negociação irregular utilizada para quitar uma dívida de R$ 60 milhões do PT relativa à campanha de Lula em 2006.

O pedido de liberdade do pecuarista havia sido negado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, e seguiu para o STJ. A 5ª Turma do STJ ainda deve analisar o pedido de maneira colegiada, mas não há previsão para que o julgamento ocorra.

Com a prisão dele, as investigações da Lava Jato, cujo núcleo é o esquema de desvios e corrupção na Petrobras, avançam sobre negócios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O pecuarista foi preso em um hotel em Brasília, onde havia se hospedado no dia anterior para prestar, na terça, depoimento à CPI do BNDES, na Câmara dos Deputados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?