metropoles.com

STJ manda soltar presos com liberdade condicionada a fiança no ES

Segundo ministro Sebastião Reis, condicionar a liberdade dos detentos a pagamento é medida “irrazoável” diante da crise de coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
Fachada STJ
1 de 1 Fachada STJ - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a soltura de todos os presos do Espírito Santo cuja liberdade provisória tenha sido condicionada ao pagamento de fiança. A decisão foi tomada pelo ministro Sebastião Reis, em liminar concedida nessa sexta-feira (27/03), a fim de evitar o contágio dos presos por coronavírus.

Segundo o ministro, condicionar a liberdade dos presos ao pagamento de fiança é medida “irrazoável”. Ele concedeu o habeas corpus solicitado pela Defensoria Pública do Espírito Santo. De acordo com a decisão, essa é uma providência alinhada com a Recomendação 62 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O pedido da Defensoria foi feito em favor de seis presos específicos, mas também a todos que estiverem nas mesmas condições. Segundo o órgão, a superlotação dos presídios é “campo fértil” para a propagação do Covid-19. A liminar havia sido negada pelo Tribunal de Justiça do estado (TJES).

Em sua análise, o ministro Sebastião Reis pontou que a situação excepcional justifica a medida. “Diante do que preconiza o Conselho Nacional de Justiça em sua resolução, não se mostra proporcional a manutenção dos investigados na prisão, tão somente em razão do não pagamento da fiança, visto que os casos – notoriamente de menor gravidade – não revelam a excepcionalidade imprescindível para o decreto preventivo”, afirmou o ministro.

De acordo com o ministro, a liminar afasta apenas a exigência de fiança, não afetando outras medidas cautelares. Ele ainda destacou a necessidade de que o tribunal estadual recomende aos juízes que avaliem a conveniência de adotar alguma cautelar em substituição às prisões.​

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?