metropoles.com

STF manda governo descongelar R$ 1,1 bilhão para estados e DF

Verba faz parte do Fundo Nacional de Segurança, que deveria ser repassado automaticamente, mas estava contingenciado

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
STF
1 de 1 STF - Foto: Getty Images

Atendendo a pedido feito por quase todos os estados e o Distrito Federal (apenas a Paraíba não integra a ação), o ministro Dias Toffoli (imagem em destaque), presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o governo federal transfira imediatamente aos Fundos Estaduais e Distrital 50% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e se abstenha de novos contingenciamentos. Veja o processo aqui.

A relatora da ação no Supremo é a ministra Rosa Weber, mas, como a corte está em período de recesso judicial, Toffoli puxou para si a decisão e justificou o reconhecimento da urgência “risco para a população brasileira ante o quadro de criminalidade e a aproximação do final do ano”.

O valor a ser distribuído para estados e DF, segundo o Supremo, é pouco mais de R$ 1,1 bilhão, que são provenientes de parte do dinheiro pago em loterias.

O Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) foi instituído pela Lei 13.756/2018, que em seu artigo 6º e inciso 2º diz que “é vedado o contingenciamento dos recursos”, argumento usado pelos entes federados e aceito por Toffoli.

Ainda de acordo com o texto legal, esses recursos podem ser usados para ações como aquisição de equipamentos para forças de segurança, inteligência, investigação, perícia e policiamento.

Procurado, o Planalto não comentou a decisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?