metropoles.com

STF: 1ª Turma decide soltar presos com mais de 40g de maconha

Os casos não são relacionados. Um dos homens carregava 40,3 gramas, enquanto o outro tinha 93,6. Ambos são réus primários

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
STF1
1 de 1 STF1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (19/11/2019) conceder liberdade a dois homens presos por porte de maconha. Por maioria, os ministros entenderam que a prisão preventiva é uma medida muito dura para quem tem bons antecedentes. Os casos não são relacionados.

Um dos homens carregava 40, 3 gramas de maconha; o outro, 93,6. Ambos são réus primários.

Votaram em favor da soltura dos presos os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Apenas Marco Aurélio Mello votou para que eles permanecessem na cadeia. A quinta integrante da Turma, ministra Rosa Weber, não participou do julgamento.

O plenário da Corte tinha marcado para 6 de novembro a retomada do julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal, mas o processo foi retirado de pauta pelo presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, que não indicou nova data.

Até agora, apenas três dos 11 ministros do Supremo votaram no processo – todos, pela descriminalização, embora com diferenças de entendimento. O relator, ministro Gilmar Mendes, votou pela descriminalização do porte de todo tipo de droga, enquanto Barroso e o ministro Edson Fachin votaram pela descriminalização somente da maconha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?