metropoles.com

Senador Acir Gurgacz chega ao presídio da Papuda para cumprir pena

Pedetista foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão por crimes contra o sistema financeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Jefferson Rudy/Agência Senado.
acir
1 de 1 acir - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) chegou ao Complexo Penitenciário da Papuda na tarde desta quarta-feira (17/10) para iniciar o cumprimento da pena de quatro anos e seis meses de prisão. Transferido de Foz de Iguaçu (PR) para Brasília durante a manhã, Gurgacz chegou à Papuda sob escolta da Polícia Federal. Como a pena é para cumprimento em regime semiaberto, o parlamentar de Rondônia poderá ir ao Senado durante o dia, mas deverá seguir o presídio à noite.

O senador foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes contra o sistema financeiro. O parlamentar também teve seus direitos políticos suspensos. A prisão de Gurgacz foi determinada em setembro, mas como, à época, ele era candidato ao governo de Rondônia e, segundo a Lei Eleitoral, postulantes a cargos eletivos não podem ser presos 15 dias antes da votação.

O Senado Federal terá que decidir agora se ele perde ou não o mandato. A Mesa Diretora da Casa chegou a pedir ao STF a suspensão da ordem de prisão contra o parlamentar, pelo menos até que os recursos se esgotassem. Mas os ministros Dias Toffoli (presidente do STF) e Alexandre de Moraes rejeitaram o pedido.

Família
Conforme denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o senador teria obtido, de 2003 a 2004, mediante fraude, financiamento no Banco da Amazônia com a finalidade de renovar a frota de ônibus da Eucatur, empresa de transporte gerida pela família dele.

Para isso, a verba, no valor de R$ 1,5 milhão, foi liberada pelo banco. Do montante, o senador teria se apropriado de R$ 525 mil. Com o restante da quantia, ele teria comprado ônibus velhos, diferentemente do objeto do empréstimo que era a compra de veículos novos. Além disso, conforme os autos, a prestação de contas ocorreu com a apresentação de notas fiscais falsas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?