metropoles.com

PT aciona STF por ações de combate à fome e cita “omissão” do governo

O partido diz que a volta da fome no país não é só culpa da pandemia, mas sim dos “desmontes das políticas públicas de segurança alimentar”

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Despensa da casa de Karen Cristina, que mora em Heliópolis (SP)
1 de 1 Despensa da casa de Karen Cristina, que mora em Heliópolis (SP) - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quarta-feira (21/4), com pedido de medida cautelar com ações que visam o combate à fome no Brasil. No documento enviado à Corte, a legenda cita a “omissão” do governo Jair Bolsonaro na implementação de políticas públicas.

Segundo o PT, atualmente, mais de 125 milhões de pessoas (59% dos domicílios) vivem em situação de insegurança alimentar no país, em meio à pandemia de Covid-19.

“A volta da fome não é apenas culpa da pandemia. Mas dos desmontes das políticas públicas de segurança alimentar que tiraram o Brasil do Mapa da Fome, sete anos atrás, em 2014. A fome é um processo político”, disse o deputado federal e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Carlos Veras (PT-PE).

Entre os pedidos feitos ao STF, está a suspensão dos efeitos das Emendas Constitucionais nº 95, de 2016 (Teto de Gasto), e nº 109, de 2021, em relação a políticas e programas com aptidão para enfrentar o cenário atual de fome e a inclusão automática no Bolsa Família de todas as pessoas em situação de pobreza e pobreza extrema a partir da comprovação da elegibilidade pelo critério renda.

Veja a íntegra do documento:

Combate à fome by Metropoles on Scribd

“Omissão”

Na ação, o PT afirma que o aumento da fome decorre não apenas de causas naturais – a pandemia do Covid-19, como também de graves retrocessos, erros e omissões na implementação de relevantes políticas públicas pela União. “Essas ações e omissões do Estado representam violação a preceitos fundamentais da Constituição”, diz a legenda.

Para o deputado Carlos Veras, é necessário retomar, com urgência, as políticas de acesso à terra e de fortalecimento da agricultura familiar, “setor estratégico para garantir a segurança e a soberania alimentar do país”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?