metropoles.com

Pena de Renato Duque aumenta de 20 para 43 anos na Lava Jato

O ex-diretor de serviços da Petrobras foi condenado pela primeira vez na operação em 2015, por lavagem de dinheiro e associação criminosa

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Renato Duque
1 de 1 Renato Duque - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na mesma decisão que absolveu o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, mais que dobrou a pena do ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque na Operação Lava Jato. Os desembargadores federais aceitaram os argumentos do Ministério Público Federal (MPF) e a pena inicial de 20 anos e oito meses, pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, passou para 43 anos e nove meses de reclusão.

O tribunal afirmou que a turma aplicou o concurso material nos crimes de corrupção em vez de continuidade delitiva. No concurso material, os crimes de mesma natureza deixam de ser considerados como um só e passam a ser somados.

A denúncia acusou Duque de receber uma parte da propina destinada à Diretoria de Serviços e Engenharia da Petrobras (Consórcio Interpar, Consórcio CMMS, Consórcio Gasam e contrato do Gasoduto Pilar­-Ipojuca).

A defesa de Duque afirmou que vai recorrer da decisão por considerar a condenação do tribunal “desproporcional”.

Esse foi o processo no qual Duque teve sua primeira condenação na Lava Jato, em setembro de 2015. O ex-diretor foi sentenciado em mais quatro ações e recebeu as penas de 20 anos, três meses e 10 dias (março de 2016), 10 anos (maio de 2016), seis anos e oito meses (março de 2017) e cinco anos e quatro meses (junho de 2017).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?