Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Justiça

PDT, de Ciro Gomes, recorre ao STJ para visitar Lula na prisão

O recurso ocorre mesmo após os reveses impostos pelo ex-presidente à campanha do ex-governador do Ceará ao Planalto

Renan Melo Xavier21/08/2018 16:57, atualizado 21/08/2018 19:07
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
Michael Melo/Metrópoles
Sob painel florescente, ao fundo, Ciro Gomes fala no microfone para plateia. Ele usa terno e camisa social - Metrópoles

Um pedido do PDT para que membros do partido sejam autorizados a visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) nessa segunda-feira (20/8). O petista está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), desde abril. Entre os pedetistas que apelam pela visita está o presidenciável Ciro Gomes.

O PDT quer visitar Lula desde que ele foi preso. Inicialmente, o partido recorreu à Justiça Federal do Paraná. A solicitação foi negada pela juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena do ex-presidente. Em seguida, a ação foi ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). O relator da Lava Jato na Corte, João Pedro Gebran Neto, também negou o pedido. Agora, a requisição está nas mãos do ministro Félix Fischer, responsável pela relatoria da Lava Jato no STJ.

O recurso ocorre mesmo após os reveses impostos pelo ex-presidente à campanha do ex-governador do Ceará ao Palácio do Planalto. Na disputa por alianças nacionais, Lula conseguiu tirar de Ciro o apoio de dois partidos.

O PCdoB, que chegou a lançar Manuela D’Ávila como pré-candidata ao Planalto, fechou aliança com o PT. A deputada estadual gaúcha será vice na chapa petista após o julgamento da candidatura de Lula pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Desejado por Ciro, o PSB adotou a neutralidade para a corrida presidencial. A decisão foi tomada após um acordo informal com o PT. Por apoio em Pernambuco, os petistas desistiram de lançar Marília Arraes ao governo local, para em vez disso apoiar a reeleição de Paulo Câmara. Em Minas Gerais, o PSB retirou a candidatura de Márcio Lacerda e dará apoio à recondução de Fernando Pimentel.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, disse ao Metrópoles que o recurso apresentado ao STJ é uma etapa jurídica natural. O líder pedetista afirmou que irá a Curitiba caso o pedido seja aceito. “Nós vamos visitar Lula”, declarou. A assessoria da campanha de Ciro Gomes à Presidência não quis comentar o recurso.