PDT, de Ciro Gomes, recorre ao STJ para visitar Lula na prisão

O recurso ocorre mesmo após os reveses impostos pelo ex-presidente à campanha do ex-governador do Ceará ao Planalto

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Sob painel florescente, ao fundo, Ciro Gomes fala no microfone para plateia. Ele usa terno e camisa social - Metrópoles
1 de 1 Sob painel florescente, ao fundo, Ciro Gomes fala no microfone para plateia. Ele usa terno e camisa social - Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Um pedido do PDT para que membros do partido sejam autorizados a visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) nessa segunda-feira (20/8). O petista está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), desde abril. Entre os pedetistas que apelam pela visita está o presidenciável Ciro Gomes.

O PDT quer visitar Lula desde que ele foi preso. Inicialmente, o partido recorreu à Justiça Federal do Paraná. A solicitação foi negada pela juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena do ex-presidente. Em seguida, a ação foi ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). O relator da Lava Jato na Corte, João Pedro Gebran Neto, também negou o pedido. Agora, a requisição está nas mãos do ministro Félix Fischer, responsável pela relatoria da Lava Jato no STJ.

O recurso ocorre mesmo após os reveses impostos pelo ex-presidente à campanha do ex-governador do Ceará ao Palácio do Planalto. Na disputa por alianças nacionais, Lula conseguiu tirar de Ciro o apoio de dois partidos.

O PCdoB, que chegou a lançar Manuela D’Ávila como pré-candidata ao Planalto, fechou aliança com o PT. A deputada estadual gaúcha será vice na chapa petista após o julgamento da candidatura de Lula pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Desejado por Ciro, o PSB adotou a neutralidade para a corrida presidencial. A decisão foi tomada após um acordo informal com o PT. Por apoio em Pernambuco, os petistas desistiram de lançar Marília Arraes ao governo local, para em vez disso apoiar a reeleição de Paulo Câmara. Em Minas Gerais, o PSB retirou a candidatura de Márcio Lacerda e dará apoio à recondução de Fernando Pimentel.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, disse ao Metrópoles que o recurso apresentado ao STJ é uma etapa jurídica natural. O líder pedetista afirmou que irá a Curitiba caso o pedido seja aceito. “Nós vamos visitar Lula”, declarou. A assessoria da campanha de Ciro Gomes à Presidência não quis comentar o recurso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?