metropoles.com

Marco Aurélio nega liberdade a traficante comparsa de André do Rap

Defesa de Gilcimar de Abreu, conhecido como “Poocker”, usou mesmos argumentos que levaram à soltura do outro traficante

atualizado

Compartilhar notícia

STF/DIVULGAÇÃO
Ministro Marco Aurélio Mello
1 de 1 Ministro Marco Aurélio Mello - Foto: STF/DIVULGAÇÃO

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira (15/10) um pedido de liberdade feito pela defesa do traficante Gilcimar de Abreu, conhecido como Poocker. Ele é apontado como comparsa de André Oliveira Macedo, o André do Rap.

Os advogados queriam que Abreu, já condenado, fosse beneficiado pela mesma decisão que colocou em liberdade André do Rap. Contudo, o magistrado indeferiu o pedido.

Poocker e André do Rap foram condenados em segunda instância por envolvimento nos mesmos crimes, investigados pela operação Oversea em 2014. Eles ainda recorrem da condenação e, por isso, não começaram a cumprir efetivamente as penas definidas pela Justiça.

Ao negar o habeas corpus, Marco Aurélio Mello pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o pedido. Após receber esse posicionamento, o ministro do STF pode emitir nova decisão sobre o caso.

Na última sexta-feira (10/10), Marco Aurélio concedeu um habeas corpus a André do Rap por avaliar que a prisão do traficante tinha se tornado ilegal. A decisão se baseou num trecho do pacote anticrime, em vigor desde janeiro, que pede reavaliação das prisões preventivas a cada 90 dias.

A liminar, contudo, foi derrubada por ordem do presidente da Corte, Luiz Fux. A iniciativa gerou desavenças e o caso foi parar no plenário da Corte. Na tarde desta quinta, o colegiado decidiu, por 9 votos a 1, que André do Rap deve voltar à cadeia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?