metropoles.com

Lava Jato: Justiça condena Cabral, irmão e ex-mulher do ex-governador

Somando a última sentença com as outras nove condenações, as penas do ex-governador do Rio já somam 197 anos e 11 meses de prisão

atualizado

Compartilhar notícia

MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO CONTEÚDO
O governador do Rio Sérgio Cabral inaugurou, a Casa do Trabalho nas comunidades de Manguinhos e Jacarezinho, na Zona Norte da cidade. O projeto, da Secretaria estadual de Trabalho e Renda, atenderá a 75 mil moradores das favelas com cursos de qualificação
1 de 1 O governador do Rio Sérgio Cabral inaugurou, a Casa do Trabalho nas comunidades de Manguinhos e Jacarezinho, na Zona Norte da cidade. O projeto, da Secretaria estadual de Trabalho e Renda, atenderá a 75 mil moradores das favelas com cursos de qualificação - Foto: MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO CONTEÚDO

O juiz federal Marcelo Bretas condenou pela 8ª vez o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, nesta segunda-feira (3/12), no âmbito da Operação Lava Jato. Agora, a pena do ex-político foi de 14 anos e 5 meses por lavagem de dinheiro. A informação é do jornal O Globo.

De acordo com a reportagem, as penas do ex-governador já somam 197 anos e 11 meses de prisão. Cabral tem, no total, nove condenações, já que também teve sentença desfavorável em Curitiba (PR) pelo ex-juiz Sergio Moro – futuro ministro da Justiça do governo Bolsonaro.

A nova condenação de Cabral acontece um dia antes de o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) começar a analisar a sentença da operação Calicute, a primeira dada ao emedebista no Rio.

Desta vez, também foram condenados por Bretas, pelo crime de lavagem de dinheiro, Maurício Cabral (irmão do ex-governador) e Susana Neves (ex-mulher de Sérgio Cabral).

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o grupo se beneficiava em troca de favorecimentos à FW Engenharia em contratos com o governo estadual — a empreiteira viu aumentar em 37 vezes o volume desses contratos na gestão Cabral. O empresário Flávio Werneck fazia pagamentos de propina ao esquema do ex-governador. Foram identificados R$ 1,7 milhão em valores indevidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?