metropoles.com

Janot pede licença à OAB-DF e deixa de advogar

De acordo com o ex-PGR, a medida pretende “evitar constrangimentos” à entidade. Atitude foi tomada após declarações envolvendo Gilmar Mendes

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Janot3
1 de 1 Janot3 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot enviou um comunicado à Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF), pedindo licença. Segundo o ex-PGR, a medida tem como objetivo “evitar constrangimentos”.

A decisão de Janot veio à tona após o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o senador Renan Calheiros (MDB), protocolarem ações contra ele. Agora, o ex-PGR deixa de advogar.

O pedido de licença vai até 5 de novembro, quando Janot irá prestar esclarecimentos ao órgão sobre as manifestações envolvendo o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A iniciativa do ex-PGR visa “proteger” a entidade pela repercussão das declarações.

A OAB já estudava suspender a carteira dele por pelo menos seis meses, depois que ele revelou ter tido a intenção de assassinar o ministro Gilmar Mendes.

Na tarde desta quarta-feira (09/10/2019), a OAB-DF divulgou nota oficial. Veja a íntegra:

“A OAB/DF informa que à Comissão de Seleção compete analisar o pedido de licenciamento da atividade de advogado protocolado nesta quarta-feira (9/10), na sede da Seccional, pelo ex-Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot.

A Seccional esclarece que o Tribunal de Ética e Disciplina decidirá se o licenciamento influenciará nos pedidos de afastamento provisório e nos processos éticos instaurados na última quinta-feira (3/10), os quais serão apreciados conforme previsto nos regramentos internos, ressaltando-se que o órgão disciplinar é inteiramente independente em suas decisões. Por se tratar de processo sigiloso, a OAB/DF não vai se pronunciar sobre o caso.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?