metropoles.com

Fux prevê que plenário do STF julgue liberação de cultos nesta quarta

Nunes Marques deu liminar na contramão da decisão que definiu que governadores e prefeitos têm prorrogativa para adotar medidas de restrição

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Cerimônia posse do ministro Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal STF
1 de 1 Cerimônia posse do ministro Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal STF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, deve marcar, para esta quarta-feira (7/4), o julgamento que definirá a liberação, ou não, da realização de cultos e outras práticas religiosas presencialmente durante a pandemia da Covid-19. Segundo assessores, essa é a expectativa na Corte, embora a data não tenha sido oficialmente agendada.

De acordo com fontes do Supremo, será necessário esperar a definição do ministro Gilmar Mendes em outros dois processos sobre o mesmo tema, nos quais ele poderá pedir o envio ao plenário.

Duas ações judiciais contestam a ordem do governo de São Paulo de proibir a presença de público em cultos religiosos durante a fase mais crítica da pandemia da Covid-19.

No sábado (3/4), o ministro Nunes Marques determinou, em medida liminar, que estados, municípios e Distrito Federal não podem editar normas de combate à pandemia do novo coronavírus que proíbam completamente celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas.

A expectativa é que a liberação terá maioria para ser vetada, já que a Corte já decidiu que prefeitos e governadores têm autonomia para tomar medidas de restrição durante a pandemia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações