Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Justiça

Financial Times: Moro eleito uma das 50 personalidades da década

O atual ministro é lembrado sobretudo pelo trabalho à frente da operação Lava Jato. Ele foi o único brasileiro escolhido

Estadão Conteúdo24/12/2019 12:12, atualizado 24/12/2019 12:45
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
Michael Melo/Metrópoles
Financial Times: Moro eleito uma das 50 personalidades da década

O ministro Sergio Moro, Justiça e Segurança Pública, foi escolhido pelo Financial Times como uma das 50 personalidades que marcaram a década. A lista, composta a partir do crivo de repórteres do jornal britânico, destacou “indivíduos que se mostraram capazes de arrancar o poder consolidado de instituições”. Ele foi o único brasileiro escolhido.

“Sergio Moro liderou uma investigação anticorrupção que abalou as estruturas políticas da América Latina”, diz a revista.

A publicação diz que as investigações sobre os pagamentos de propina envolvendo a construtora Odebrecht levaram à prisão o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. O jornal ainda cita o envolvimento em escândalos de corrupção de quatro ex-presidentes peruanos.

O jornal lembra, ainda, a indicação política para ser ministro do governo do presidente Jair Bolsonaro. “Um movimento rumo à política que atraiu dúvidas sobre a sua independência enquanto juiz, mas que pode colocá-lo no caminho para disputar a presidência.”

Reprodução