metropoles.com

Diretora da Precisa pede ao STF direito de não ir depor à CPI

O pedido ocorre na véspera de seu depoimento no Senado, marcado para esta terça. Ela é apontada como negociadora da vacina

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro França/Agência Senado
diretora técnica da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades
1 de 1 diretora técnica da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades - Foto: Pedro França/Agência Senado

A diretora técnica da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, pediu nesta segunda-feira (12/7) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheça o direito de ela não comparecer à CPI da Covid para prestar depoimento. O pedido ocorre na véspera da oitiva, que está marcada para esta terça-feira (13/7).

A Precisa Medicamentos é apontada como a empresa responsável por realizar a ponte entre o governo federal e o laboratório que produz a vacina Covaxin na Índia. Segundo senadores, Emanuela teria participado das negociações. A CPI também já autorizou a quebra dos sigilos telefônico e telemático da diretora.

Os advogados pedem que a presença da diretora na CPI não seja obrigatória e que, caso decida comparecer, possa ficar em silêncio. Ela também solicita a possibilidade de não ser submetida ao compromisso de dizer a verdade.

“Assim, revela-se imprescindível a impetração da presente ordem de habeas corpus com o intuito de garantir à ora paciente o direito de não ser constrangida a comparecer à sessão para a qual está marcada a sua oitiva perante a Comissão Parlamentar de Inquérito, sem sofrer qualquer sanção pelo não comparecimento, bem como, caso opte por comparecer ao ato, lhe seja assegurado seu direito fundamental ao silêncio, à assistência a advogado e à dispensa do compromisso de dizer a verdade ou de subscrever termos com esse conteúdo”, escreveram os advogados.

Sócio da Precisa

O sócio da Precisa Medicamentos, Francisco Maximiano, também foi convocado a depor na CPI da Covid. No entanto, ele obteve no STF o direito de ficar em silêncio e de não responder a perguntas dos senadores. O depoimento dele, contudo, ainda não tem data prevista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações