metropoles.com

Corregedor manda Tribunal enviar ao CNJ processo contra Favreto

Durante plantão em julho, o magistrado, que foi filiado ao PT por mais de 20 anos, mandou soltar o ex-presidente Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Sylvio Sirangelo/TRF4
37863191356_c31752b354_o
1 de 1 37863191356_c31752b354_o - Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, determinou que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4) encaminhe ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o procedimento instaurado na Corte para apurar a conduta do desembargador federal Rogério Favreto. Durante o plantão, em julho, o magistrado, que foi filiado ao PT por mais de 20 anos, mandou soltar, em decisão liminar, o ex-presidente Lula, condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso triplex do Guarujá.

Lula só não deixou a prisão porque o presidente do Tribunal da Lava Jato, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, entrou em cena. Após 10 horas e meia de impasse, Thompson Flores endossou despacho do relator da Lava Jato na Corte, desembargador João Pedro Gebran Neto, que havia suspendido o habeas corpus concedido pelo plantonista. Ao liberar Lula do cárcere, Favreto apontou um “fato novo”, segundo ele, a “condição de pré-candidato do paciente, conforma exaustivamente fundamentada”’.

A Corregedoria Nacional havia instaurado procedimento para apurar os fatos, no qual determinou a reunião de todos os procedimentos relativos às condutas dos magistrados do Tribunal envolvidos no episódio.

No entanto, ainda tramita na Corte Federal um processo administrativo pelos mesmos fatos contra o desembargador Favreto, que estava com sessão de julgamento marcada para o dia 22 de outubro.

A decisão de Martins tem por objetivo “afastar a possibilidade de decisões conflitantes, além de tornar mais eficiente a utilização dos recursos materiais e humanos disponíveis e evitar a repetição desnecessária de atos processuais, especialmente porque, nos processos que tramitam no CNJ, já foi marcada audiência de todos os magistrados, que será realizada no dia 6 de dezembro”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?