metropoles.com

Brasil consegue extradição de 57 foragidos nos últimos dois anos

Dados foram divulgados pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, autoridade central para o tema

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
cela prisão
1 de 1 cela prisão - Foto: iStock

O Brasil conseguiu trazer de volta 57 criminosos que estavam foragidos em outros países nos últimos dois anos. No mesmo período, por outro lado, prendeu e mandou para fora 56 pessoas procuradas no resto do mundo e escondidas em território brasileiro. Os dados são do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (DRCI/MJ), autoridade responsável pelas ações do Estado brasileiro em relação à extradição.

De acordo com o secretário Nacional de Justiça, Rogério Galloro, ao concentrar o trâmite de todos os pedidos (ativos e passivos) em um órgão, o Brasil consegue tornar mais efetiva a sua atuação, inclusive com o acompanhamento contínuo da cooperação dos Estados estrangeiros.

A extradição é um ato de cooperação entre o Estado brasileiro e outro internacional, pelo qual se solicita ou se concede a entrega de pessoa investigada/processada criminalmente ou que já tenha sido condenada de forma definitiva.

O Brasil possui tratados de extradição com 31 países que se comprometeram a cooperar, além de seis convenções multilaterais, que abrangem diversos países, como os Estados-Partes do Mercosul, da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conheça alguns casos de extradições efetivadas em 2017:

0

 

Segundo o diretor do DRCI, Luiz Roberto Ungaretti, o pedido de extradição não se limita aos países com os quais o Brasil possui tratado. “Ele poderá ser requerido por qualquer e para qualquer país. Quando não houver tratado, o pedido será instruído com os documentos previstos na nova Lei de Migração e deverá ser solicitado com base na reciprocidade de tratamento para casos análogos”.

Lei de Migração
Em novembro de 2017, entrou em vigor a nova Lei de Migração, que passou a regular os mecanismos desse tipo de cooperação jurídica internacional. O texto modernizou a legislação sobre extradição, especialmente a ativa, solicitada pelo governo brasileiro, antes normatizada por um decreto-lei de 1938.

A nova lei, que substitui também o Estatuto do Estrangeiro de 1980, permite maior segurança jurídica nos procedimentos, detalhando todos os passos a serem adotados nos pedidos de extradição. (Com informações do Ministério Justiça)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?