metropoles.com

Após recesso, Conselho do MP analisa duas representações contra Deltan

Os processos foram movidos pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
O ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol- metropoles
1 de 1 O ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol- metropoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) volta a se reunir nesta terça-feira (13/08/2019) com uma pauta de mais de 150 itens, dois deles têm como alvo o procurador da República Deltan Dallagnol. As informações são do jornal O Globo.

Um dos itens contra o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba foi movido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). Este, no entanto, deve ser adiado porque o parlamentar fez um aditamento, apresentando mais documentos ao conselho. Calheiros acusa Dallagnol de ter feito campanha no Twitter para atacá-lo e influenciado as eleições de 2018.

O segundo item é do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. O processo está em estágio mais adiantado e, segundo um conselheiro do CNMP ouvido pela reportagem, pode resultar em punição.

O processo tem origem em uma entrevista à rádio CBN em agosto de 2018, quando ele afirmou que decisões tomadas pelos ministros Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski passaram mensagem de leniência com a corrupção.

Além dos processos, Deltan Dallagnol é alvo de reportagens publicadas pelo The Intercept Brasil em parceria com outros jornais que mostram suposta influência na condução dos trabalhos da Lava Jato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?