Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Justiça

Ao governo, MPF pede veto de artigos da lei de Abuso de Autoridade

Projeto foi provado pela Câmara e pelo Senado e está sob sanção do presidente

21/08/2019 14:05
Ascom/PRR1
Ao governo, MPF pede veto de artigos da lei de Abuso de Autoridade

Procuradores do Ministério Público Federal (MPF) enviaram nota técnica ao governo federal, nesta quarta-feira (21/08/2019), recomendando o veto de nove artigos do projeto de lei (PL) 7.596/2017, que define os crimes de abuso de autoridade cometidos por agente público.

A nota foi enviada à Secretaria de Governo do Palácio do Planalto e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O PL, conhecido como Lei de Abuso de Autoridade, foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal e, atualmente, aguarda sanção presidencial.

Os procuradores alertam que, da forma como está redigida, a nova lei poderá prejudicar a execução das missões institucionais de cada órgão do Estado e inibir a atuação da autoridade no exercício de sua função.

Segundo o documento, o projeto apresenta tipos penais abertos e imprecisos, o que pode intimidar magistrados, promotores, procuradores e delegados de polícia no desempenho de suas competências básicas.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
“Os tipos penais abertos descritos no projeto de lei, por serem vagos, dificultam a aplicação da lei e criam zonas cinzentas sobre a adequação da atuação dos integrantes do sistema criminal”, diz o texto.

Assim, de acordo com o MPF, ao utilizar conceitos genéricos e indeterminados, o projeto de lei traz insegurança jurídica e contradiz o próprio objetivo do projeto de lei. A nota técnica destaca ainda que diversas condutas previstas no projeto de lei já estão regulamentadas em leis específicas.

“O legislador optou por inserir como regra geral a previsão de que a divergência na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas não confira abuso de autoridade. Apesar desse dispositivo, ao longo do projeto há vários artigos que insistem na tipificação do crime de hermenêutica”.

Ao governo, MPF pede veto de artigos da lei de Abuso de Autoridade