metropoles.com

Alexandre Moraes encaminha processo de Aécio Neves para a 1ª instância

A ação é relativa ao ano de 2007, quando o parlamentar era governador de Minas Gerais e foi acusado de fraude em licitações públicas

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
aecio neves senado
1 de 1 aecio neves senado - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes enviou um dos processos do senador Aécio Neves (PSDB-MG) para a primeira instância, nesta terça-feira (8/5). A ação é relativa ao ano de 2007, quando o parlamentar era governador do estado de Minas Gerais e foi acusado de fraude em licitações públicas.

A partir de agora, a justiça estadual irá dar prosseguimento ao caso. A decisão de Moraes é em decorrência da votação no STF que derrubou, por unanimidade, a prerrogativa de foro privilegiado de parlamentares.

De acordo com o novo entendimento da Corte, o foro no Supremo ficará restrito aos membros do Congresso investigados por crimes cometidos durante o mandato parlamentar e relacionados à atividade exercida.

 

Decisão Aécio by Metropoles on Scribd

Outras decisões
Moraes também encaminhou para outras instâncias seis inquéritos e uma ação penal. A ação penal investiga o deputado federal Roberto Góes (PDT-AP) por suposto crime de responsabilidade, associação criminosa e falsificação de documento público, durante a época em que o parlamentar comandava a Prefeitura de Macapá. O processo foi encaminhado à 4ª Vara Criminal da Comarca de Macapá.

Um inquérito que investiga os deputados federais César Hanna Halum (PRB-TO) e Carlos Henrique Amorim (DEM-TO) foi enviado à Justiça Criminal Estadual de Primeiro Grau da Comarca de Palmas.

Na sexta-feira passada (5/5), o deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) também teve seu processo remetido às instâncias inferiores, por decisão do ministro Dias Toffolli.

O congressista já foi condenado em primeira instância e tinha um recurso tramitando no Supremo. Agora, o processo irá correr no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Ele ainda possui três ações penais no STF, por crimes supostamente cometidos fora do atual mandato.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?