Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Justiça solta mãe que jogou bebê pela janela após parto em casa

Rebeca Ferreira, de 18 anos, responderá por tentativa de infanticídio em liberdade. Justiça impôs medidas cautelares

09/07/2025 18:35, atualizado 09/07/2025 18:41
Reprodução/Redes sociais
Imagem colorida, Justiça solta mãe que jogou bebê pela janela após dá à luz em casa - Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) concedeu liberdade provisória a Rebeca de Paula Ferreira, de 18 anos, detida após dar à luz em casa e, em seguida, jogar o próprio filho recém-nascido pela janela do banheiro. A criança sobreviveu e está internada. O caso ocorreu no bairro Mauazinho, Zona Leste de Manaus (AM), na segunda-feira (7/7).

Após receber alta da maternidade Ana Braga, a jovem foi conduzida pela Polícia Civil do Amazonas (PCAM) para prestar depoimento. Durante a audiência de custódia realizada nesta terça-feira (8/7), o TJAM acolheu o pedido do Ministério Público do Amazonas (MPAM) e decidiu pela liberação da jovem, impondo medidas cautelares.

Veja vídeo:


Entenda o caso

  • De acordo com a 29ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), na noite de segunda-feira (7/7), moradores denunciaram que uma mulher havia jogado um bebê pela janela, de uma altura estimada em cinco metros, para um terreno nos fundos da residência.
  • Ao chegar ao local, a equipe policial confirmou que a jovem havia passado pelo parto dentro da residência e, em seguida, atirado o recém-nascido pelo basculante. O caso foi registrado por moradores.
  • O recém-nascido foi encaminhado para a maternidade Ana Braga, que fica na zona leste. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o bebê está em estado estável.
  • A mãe também levada para maternidade, onde passou por uma avaliação psicológica e foi diagnosticada com um surto psicótico. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

Segundo o MPAM, o fato de a suspeita ter um filho recém-nascido poderia justificar o uso de medidas menos restritivas do que a prisão preventiva.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Entre as determinações da Justiça estão:

  • Comparecimento mensal em juízo para justificar atividades;
  • Proibição de manter contato com a vítima por qualquer meio devendo manter dela uma distância de 200 metros;
  • Proibição de acesso ou frequência do local dos fatos devendo manter uma distância de 200 metros;
  • Proibição de ausentar-se da Comarca de Manaus sem autorização do Juízo.

Rebeca foi autuada em flagrante por tentativa de infanticídio. O caso será julgado pela 2ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual e Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes da Comarca de Manaus.