metropoles.com

Justiça paraguaia bloqueia patrimônio do “doleiro dos doleiros”

A decisão é resultado de trabalho conjunto entre o MPF, em cooperação com Advocacia-Geral da União e com o Ministério Público do Paraguai

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
Imagem colorida mostra Dario Messer, conhecido como doleiro dos doleiros - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Dario Messer, conhecido como doleiro dos doleiros - Metrópoles - Foto: Reprodução/Facebook

A Justiça do Paraguai determinou o confisco dos bens do doleiro Dario Messer, conhecido como “doleiro dos doleiros”, investigado por lavagem de dinheiro pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. A decisão atendeu a pedido do Ministério Público Federal (MPF), em cooperação com a Advocacia-Geral da União (AGU) e com o Ministério Público do Paraguai.

Com a decisão, os ativos de Messer e suas empresas no Paraguai — que o Ministério Público Federal estima patrimônio milionário estimado em US$ 150 milhões — foram confiscados. Entre os bens, estão também um avião, carros de luxo, fazendas e cabeças de gado. Também foram confiscados 109 imóveis, sendo 31 vinculados à empresa CHAI SA, associada ao doleiro.

Delação premiada

Messer é alvo de sete ações na Justiça Federal do Rio por ligações com as investigações envolvendo o ex-governador Sergio Cabral. Em 2020, fechou acordo de delação premiada com o MPF em após mais de quatro anos dado como foragido pelas justiças do Brasil e do Paraguai.

Em 2019, um acordo entre o Secretaria de Cooperação Internacional do (SCI) do Ministério Público brasileiro, o Ministério Público brasileiro do Paraguai e a Advocacia-Geral da União (AGU) tornou possível o bloqueio dos bens. Agora, as autoridades brasileiras darão seguimento a devolução dos valores. Messer, no entanto, ainda pode recorrer contra a medida, o que tornaria o prazo de restituição indeterminado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?