*
 

Uma decisão da 12ª Vara de Execuções Penais (VEP) autorizou que a cela onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso seja vistoriada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado. Ao deferir o pedido, a juíza Carolina Lebbos esclarece que não há qualquer relato de violação aos direitos de Lula na carceragem da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR). As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Os parlamentares aprovaram o requerimento proposto pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) na quarta-feira (11/4). De acordo com o periódico, a comitiva deverá contar com as presenças de Gleisi Hoffmann (PT-PR), Ângela Portela (PDT-RR), Fátima Bezerra (PT-RN), Telmário Mota (PDT-RR), Paulo Paim (PT-RS), Lindbergh Farias (PT-RJ), Jorge Viana (PT-AC) e Paulo Rocha (PT-PA).

A autorização ocorre seis dias após a Justiça negar a entrada na Superintendência da PF de 10 governadores que pretendiam visitar Lula na prisão. Com o acesso negado, os políticos deixaram uma carta ao petista. O ex-chefe do Executivo nacional cumpre pena de 12 anos e um mês no caso do triplex do Guarujá.