metropoles.com

Jurista Paulo Bonavides morre aos 95 anos no Ceará

Ele é autor de diversas obras sobre direito constitucional e ciência política. A causa da morte não foi divulgada

atualizado

Compartilhar notícia

OAB/Divulgação
Paulo Bonavides_OAB Nacional
1 de 1 Paulo Bonavides_OAB Nacional - Foto: OAB/Divulgação

O professor e jurista Paulo Bonavides morreu nesta sexta-feira (30/10), aos 95 anos, em Fortaleza, capital do Ceará. O anúncio foi feito pela Universidade Federal do Ceará (UFCE). A causa da morte não foi divulgada.

“O mundo perdeu hoje uma de suas principais referências no constitucionalismo e na política. Mestre excepcional, estudioso renomado, homem de ideias firmes e inspiradoras, o prof. Paulo Bonavides deixa-nos, aos 95 anos, com uma vasta obra jurídica e uma vida dedicada ao aperfeiçoamento republicano e democrático do país”, diz a nota.

Nascido em Patos, na Paraíba, Bonavides iniciou a carreira no jornalismo e estudou direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo ainda estudado sociologia jurídica na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Bonavides lecionou na UFCE e é autor de várias obras de direito constitucional e de ciência política. Ele foi professor emérito e visitante de universidades do Brasil e do exterior e recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Lisboa, em 1998.

Repercussão

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), destacou a trajetória de Bonavides como professor, membro da Academia Cearense de Letras e um dos autores da Constituição do estado. “Em 2015, tive a honra de convidá-lo para ser patrono do Pacto por um Ceará Pacífico. Meus sentimentos aos familiares e amigos do jurista Paulo Bonavides. Estou decretando luto oficial de três dias no Estado”, disse.

“O professor Paulo Bonavides, homem do seu tempo e de todos os tempos, formou gerações de juristas. Sua obra monumental, que moldou o direito constitucional brasileiro, permanecerá como legado e inspiração para todos aqueles que creem na força de nossa democracia e na vitalidade de nossas instituições”, afirmou o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, também se manifestou. “Tive a grande honra de conviver com o professor Paulo Bonavides. Um dos maiores estudiosos de constitucional e ciência política do Brasil. Inteligente, humilde e extremamente dedicado a seus alunos. Um grande coração e exemplo para todos nós. Que descanse em paz ao lado de Deus”, escreveu.

“Paulo Bonavides manteve a chama do constitucionalismo acesa durante a longa noite da ditadura militar. Liderou o movimento pós-positivista no Brasil e era uma pessoa adorável, generosa e de grande senso de humor. Um ser iluminado. A partir de agora, brilhará no firmamento”, disse o ministro Luis Roberto Barroso, do STF.

Bonavides era tio-avô da deputada federal Nathalia Bonavides (PT-RN)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?