metropoles.com

Júpiter e Vênus “se encontram” neste fim de semana: confira como ver

O evento celeste será visível, antes do amanhecer, na direção do nascer do sol, em todo o território brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Vênus
1 de 1 Vênus - Foto: Reprodução

Os planetas Vênus e Júpiter estarão mais juntos no céu neste fim de semana. Segundo o Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o que ocorrerá será uma conjunção planetária visível em todo o Brasil.

Quem olhar para o céu antes do amanhecer na direção do nascer do sol conseguirá ver os astros quase se tocando, sob a perspectiva terrestre, naturalmente. 

“Júpiter e Vênus estarão em conjunção e aparentemente muito próximos tanto na madrugada de sábado dia 30 de abril, quanto na madrugada de domingo dia 1º de maio”, disse o Observatório. Além dos dois planetas, Netuno, o planeta mais à margem da órbita solar, também deve estar visível no campo de visão de um telescópio.

Segundo a tecnologista-sênior do ON, Josina Nascimento, a diferença que deve haver, de acordo com a localidade é a altura dos astros. “No Rio de Janeiro, às 4h30 da manhã [do dia 30/4], eles já estarão a uma altura de 18 graus e vão ficando cada vez mais altos em relação ao horizonte, até que a claridade do dia fará com que não possamos mais vê-los”, explica.

A tecnologista explica que esse fenômeno, conjunção planetária, é um evento em que dois ou mais corpos celestes estão na mesma linha, o chamado meridiano celeste. Assim como na geografia os locais estão localizados em coordenadas geográficas, os astros também estão em sistema semelhante, para serem localizados no céu. 

No dia 11 de fevereiro também houve evento semelhante entre Vênus e Júpiter pouco antes do nascer do sol, mas naquela ocasião os planetas apareciam perto demais do Sol, o que dificultou a apreciação do fenômeno. 

Em 19 de abril, Júpiter, Vênus, Marte e Saturno estavam alinhados no céu e foram vistos no amanhecer de São Paulo.

Em 2 de março de 2023, informa o ON, haverá mais uma conjunção entre os dois planetas, mas com uma distância maior.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?