metropoles.com

Juiz se apropria de obra de arte em fórum e vira alvo de processo

O sumiço da escultura foi notado pelo próprio artista plástico, quando foi visitar a Comarca para a qual doou a obra

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Juiz-Joao-Carlos-de-Souza-Correa
1 de 1 Juiz-Joao-Carlos-de-Souza-Correa - Foto: Reprodução

O juiz João Carlos de Souza Correa, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), vai responder a um processo administrativo disciplinar (PAD) por ter se apropriado de uma estátua pertencente à corte fluminense.

Depois de exigir a imediata devolução da obra Dom Quixote, doada pelo escultor Carlos Sisternas Assumpção, o Órgão Especial do Tribunal decidiu pela instauração do processo.

Correa levou a obra para casa ao ser dispensado da 1ª Vara da Comarca de Búzios, onde atuou entre 2004 e 2012. Porém, o sumiço só foi notado cinco anos depois pelo próprio artista, enquanto visitava o fórum para doação de outra escultura.

Segundo a relatoria do inquérito, a investigação terá como objetivo apurar a “incorporação ao patrimônio particular de bem integrante do acervo do Fórum de Armação dos Búzios do Tribunal de Justiça”.

Em sua defesa, o juiz disse que se “equivocou” ao pegar a obra de seu antigo local de trabalho para colocá-la no novo gabinete em Bangu, para onde foi transferido após Búzios. Para ele, tratava-se de uma outra estátua, com a qual o escultor Domingo Soto o presenteou.

Sisternas é um artista plástico brasileiro e dono do ateliê Arte Cobre. Ele é especialista em fazer esculturas com chapas de cobre, tendo uma preferência em adaptar imagens de Dom Quixote à Arte. Ao acusar o desaparecimento, o titular da Comarca encaminhou o problema à Corregedoria, que questionou Correa. Inicialmente, ele disse que ganhou a obra do artista. Sisternas, porém, negou a doação e o juiz foi obrigada a devolvê-la.

O Ministério Público foi intimado a participar das apurações. Caso seja comprovado o roubo, o juiz pode receber de advertências à aposentadoria compulsória e demissão.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações