Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Jorge Messias enaltece Fachin por pedir a quebra de sigilo do caso Master

Fachin pediu a derrubada do sigilo de todos os procedimentos contidos ou relacionados à principal investigação sobre o Banco Master

10/09/2026 23:48, atualizado 11/09/2026 00:10
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Jorge Messias enaltece Fachin por pedir a quebra de sigilo do caso Master

O advogado-geral da União, Jorge Messias, elogiou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, pelo pedido de derrubada do sigilo das investigações relacionadas ao caso Master. A solicitação foi feita ao ministro relator, André Mendonça, na noite desta quinta-feira (10/9).

Em publicação nas redes sociais, Messias afirmou que a iniciativa do presidente da Corte “merece enaltecimento” e defendeu a publicidade dos procedimentos como regra em uma República.

“A transparência protege as instituições, assegura igualdade de tratamento aos envolvidos, clareia as escolhas dos cidadãos e permite que a sociedade conheça os fatos sem recortes, versões ou seletividades”, escreveu.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Fachin pediu a derrubada do sigilo de todos os procedimentos contidos ou relacionados à Pet 15.556, que concentra a principal investigação sobre o Banco Master. A medida ressalva apenas diligências cujo sigilo seja considerado imprescindível para sua realização.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O pedido ocorre em meio à tensão entre ministros do STF envolvendo a condução do caso. André Mendonça, relator da investigação, havia retirado o sigilo de material da Polícia Federal que continha registros de interações entre o ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro.