*
 

Ivan Monteiro, diretor financeiro da Petrobras, é o novo presidente interino da estatal. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (1°/6) pelo Conselho de Administração da empresa.

A decisão foi anunciada após reunião dos membros do conselho iniciada às 16h desta sexta. Os nomes mais cotados para o cargo eram Solange da Silva Guedes – diretora executiva de Exploração e Produção da Petrobras – e o próprio Ivan Monteiro.

Contudo, o presidente da República, Michel Temer (MDB), ainda busca um nome para ocupar o posto em definitivo. Cabe ao governo federal, principal acionista da empresa, definir o sucessor efetivo.

Segundo Temer, essa medida deve ser tomada o mais rápido possível para evitar a desestabilização do mercado financeiro.

Pedro Parente renunciou ao cargo nesta manhã, após sofrer grande desgaste desde a eclosão da greve dos caminhoneiros, sendo alvo de críticas dos manifestantes e de políticos da oposição e da base de apoio do governo.

Segundo alegou Parente, em carta, a greve dos caminhoneiros foi o principal motivo de sua decisão. “Tenho refletido muito sobre tudo o que aconteceu. Está claro, Sr. Presidente, que novas discussões serão necessárias. E, diante deste quadro, a minha permanência na presidência da Petrobras deixou de ser positiva e de contribuir para a construção das alternativas que o governo tem pela frente”, escreveu.

Perfil
Ivan da Souza Monteiro é graduado em engenharia eletrônica e telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações, situado em Minas Gerais. Ele cursou ainda MBA Executivo em
Finanças no IBMEC /RJ e MBA em Gestão na PUC/RJ.

O novo dirigente da Petrobras é diretor executivo da área financeira e de relacionamento com investidores da estatal. Ele foi vice-presidente de gestão financeira e de relações com investidores do Banco do Brasil entre 2009 e 2015. No local, ocupou os cargos de gerente executivo da diretoria internacional, superintendente comercial e gerente geral nas agências do Banco do Brasil em Portugal e em Nova York.

Ivan Monteiro é membro do Conselho de Administração do Banco Votorantim, desde setembro 2009; membro titular do Conselho Administrativo do BB Seguridade, desde agosto de 2013; membro suplente do Conselho de Administração da MAPFRE, desde julho de 2013.

 

 

COMENTE

comunicar erro à redação

Leia mais: Brasil