Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Itamaraty rechaça declaração dos EUA sobre Brasil "papaguear" propaganda russa

Em viagem à China e aos Emirados, presidente Lula acusou os EUA e a Europa de prolongarem a guerra na Ucrânia, que já dura mais de um ano

Mayara da Paz17/04/2023 19:30, atualizado 17/04/2023 20:49
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
Hugo Barreto/Metrópoles
Itamaraty rechaça declaração dos EUA sobre Brasil “papaguear” propaganda russa

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta segunda-feira (14/4) não concordar com a declaração da Casa Branca que, mais cedo, afirmou que o Brasil “papagueia propaganda russa e chinesa” sobre a guerra na Ucrânia.

A fala foi feita pelo porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante agenda na China e nos Emirados Árabes, acusar os Estados Unidos e a Europa de prolongarem a guerra na Ucrânia, que já dura mais de um ano.

Segundo Kirby, a fala de Lula é “profundamente problemática” e os Estados Unidos não têm “nenhuma objeção a qualquer país que queira tentar pôr fim à guerra”.

Questionado sobre o assunto após reunião reservada com Lula e o chanceler russo Sergey Lavrov, Mauro Vieira disse, em um primeiro momento que não poderia comentar a declaração, pois não sabia do que se tratava.

Após jornalistas insistirem no assunto, o chanceler brasileiro disse desconhecer as razões pelas quais o governo dos Estados Unidos “chegou a essa conclusão”.

“De forma alguma eu concordo. De forma alguma. Não sei como ou por que ele chegou a essa conclusão. Mas não concordo de forma alguma”, afirmou.

Mais cedo, em declaração conjunta com Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty, Lavrov afirmou, sem citar a guerra na Ucrânia, que Brasil e Rússia dividem uma “visão similar” sobre os acontecimentos globais.

Convite a Lula

A jornalistas, Mauro Vieira ainda disse que o chanceler Sergey Lavrov entregou a Lula um convite do presidente Vladimir Putin para que o petista participe do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, na Rússia, a ser realizado entre 14 e 17 de junho.

Realizado anualmente desde 1997, o fórum, segundo o governo russo, se transformou em um dos principais espaços para a comunicação entre os representantes da comunidade empresarial e a discussão das principais questões econômicas enfrentadas pela Rússia, mercados emergentes e o mundo em geral.

“O presidente recebeu o ministro Lavrov para uma visita de cortesia. O ministro Lavrov foi portador de uma carta de Putin para Lula para ir à Rússia para o fórum econômico de São Petersburgo”, afirmou Vieira, sem confirmar se Lula aceitará o convite.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters