Ipec em GO: Caiado aparece com 55%, Mendanha tem 23% e Vitor Hugo, 6%

Levantamento entrevistou 800 pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos

atualizado 22/09/2022 20:20

goias candidatos ao governoMontagem/Metrópoles

Goiânia – Dados divulgados pelo Ipec nesta quinta-feira (22/9) sobre a disputa ao Governo de Goiás apontam o atual governador, Ronaldo Caiado (União Brasil), na liderança da corrida eleitoral, com 55% das intenções de voto no recorte estimulado.

Gustavo Mendanha (Patriota), principal adversário na disputa conforme as pesquisas, aparece em segundo com 23%. Este é o segundo levantamento feito pelo instituto em Goiás, contratado pela TV Anhanguera.

Segundo a pesquisa, Major Vitor Hugo (PL) está em terceiro lugar na disputa com 6%. Já Wolmir Amado (PT) tem 3%. Os demais candidatos não alcançaram 1%. Se a eleição fosse concluída com este cenário, Caiado seria reeleito no primeiro turno.

Os números são referentes ao cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor. Brancos e nulos totalizam 4%. Já os que não sabem/não responderam representam 6%.

Em comparação à pesquisa anterior, realizada em agosto, Caiado teve um crescimento expressivo, já que saiu de 48% para 55%, deixando a margem de erro. Mendanha foi de 21% para 23%. O levantamento tem 95% de confiança e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro, com 800 eleitores em 36 municípios goianos e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00938/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral com o número GO06085/2022.

Espontânea

No cenário espontâneo, quando as opções não são mostradas ao eleitor, Caiado também aparece à frente na corrida, com 43%. Enquanto isso, Mendanha figura com 13%. Major Vitor Hugo tem 4%. Professor Pantaleão e Wolmir Amado aparecem com 1% das intenções de voto.

Cintia Dias, Professora Helga e Vinícius Paixão aparecem com 0%. Outros somam 2%. Já Edgar Diniz não foi citado.

Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

O percentual dos que souberam ou não quiseram responder ao questionamento é de 29%. Já os que afirmaram que votarão nulo ou branco e/ou não votarão somam 7%.

Rejeição

Os eleitores também foram questionados em qual candidato não votariam em nenhuma hipótese. Ronaldo Caiado tem rejeição de 18% do eleitorado, seguido por Vitor Hugo com 14%, Cintia Dias, Professor Pantaleão, Vinícius Paixão, Wolmir Amado, todos com 9%. Gustavo Mendanha aparece com 8%, Edigar Diniz, 7%, assim como Professora Helga.

Poderiam votar em todos somam 11%, já os que não sabem ou preferem não opinar são 34%.

Senado

O levantamento também mediu as intenções de voto para o Senado no estado. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) desponta como favorito de 28% dos que participaram da pesquisa, no recorte estimulado. Delegado Waldir (União Brasil) teve 18%, João Campos (Republicanos) teve 9%; Alexandre Baldy (PP), 6%; Denise Carvalho (PCdoB), 6%; Wilder Morais (PL), 5%; Vilmar Rocha (PSD), 4%; Leonardo Rizzo (Novo), 3% e Manu Jacob (PSOL), 1%. Antônio Paixão (PCO) não apareceu na pesquisa pois teve a candidatura indeferida.

Para o Senado, os votos brancos e nulos somaram 8% e outros 13% não sabem em quem vão votar.

Mais lidas
Últimas notícias