metropoles.com

Interior de SP tem UTIs com ocupação de 90%; Doria propõe reabertura

Governo estadual planeja reabertura em junho, deixando decisão de medidas mais restritivas para municípios

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Hospital de Campanha Pedro Dell'Antonia de Santo André - São Paulo
1 de 1 Hospital de Campanha Pedro Dell'Antonia de Santo André - São Paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – Em entrevista nesta quarta-feira (19/5), o governador João Doria (PSDB) anunciou maior reabertura de comércio e atividades em todo o estado a partir do dia 1º de junho.

A decisão preocupa municípios do interior. Levantamento da plataforma SP Covid-19 Info Tracker demonstra que oito regiões do estado estão com a taxa de lotação de UTIs acima de 90%. São elas: Barretos (98,3%), Registro (98,2%), Marília (96,2%), Araraquara (94,8%), Franca (93,9%), Bauru (93,4%), Presidente Prudente (93,3%) e Araçatuba (93%).

Além disso, 17 de 22 regiões do estado de São Paulo registraram tendência de aumento de internações em UTI na última semana.

A plataforma de monitoramento do estado de São Paulo foi criada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp).

Governo do estado passa responsabilidade para cidades

Na entrevista coletiva desta quarta-feira (19), o governo de São Paulo desregionalizou as medidas de contenção e repassou aos municípios a responsabilidade de adotar medidas mais ou menos rígidas para segurar o vírus da Covid-19.

Diante do crescimento dos casos, algumas cidades estudam intervenções para conter a pandemia. Franca, Bebedouro e Batatais decretaram lockdown e a grande Ribeirão Preto não descarta a medida. “Houve uma queda, mas não foi no patamar que a gente esperava. Agora tudo vai depender de como serão os próximos dias”, disse Sandro Scarpelini, secretário de Saúde de Ribeirão Preto à Rádio CBN, quando questionado sobre lockdown.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações