Indicado à Petrobras já defendeu paridade de preços dos combustíveis

José Mauro Ferreira Coelho ocupou o cargo de secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis no Ministério de Minas e Energia

atualizado 06/04/2022 23:10

José Mauro Fábio Pozzebom/Agência Brasil

José Mauro Ferreira Coelho, indicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para presidir a Petrobras, já defendeu a política de paridade de preços dos combustíveis com o mercado internacional. Declaração nesse sentido foi feita pelo químico e engenheiro em entrevista ao programa Voz do Brasil, em outubro de 2021.

“Temos que ter os preços no mercado doméstico relacionados aos preços de paridade de importação. Se assim não fosse, não teríamos nenhum agente econômico com aptidão ou com vontade de trazer derivados para o país e teríamos risco de desabastecimento”, defendeu Coelho.

De acordo com ele, essa necessidade se dá pelo fato de o Brasil ser importador de parte do volume de combustíveis que consome, segundo informações da Folha de S.Paulo.

Coelho argumentou que a escalada dos preços era um problema global, reflexo da recuperação das cotações internacionais após o período mais duro da pandemia.

“A Índia, por exemplo, tem hoje os maiores preços da história. A Espanha está experimentando maiores preços desde 2014. É uma questão que vem impactando o mundo de maneira geral e também impacta nosso país”, justificou.

Segundo comunicado divulgado pelo MME para a imprensa, Marcio Andrade Weber será indicado para presidir o Conselho de Administração da empresa. Os novos nomes foram anunciados após o economista Adriano Pires e o empresário Rodolfo Landim desistirem de assumir os postos.

De saída da presidência da estatal por decisão de Jair Bolsonaro (PL), o general Joaquim Silva e Luna elogiou à coluna Igor Gadelha, nesta quarta-feira (6/4), as escolhas do governo para o novo comando da Petrobras. “Conheço ambos. Excelentes escolhas”, afirmou, contando ter conversado com os dois indicados por telefone na noite desta quarta.

Para que a substituição seja efetuada, o governo deve enviar a indicação dos nomes para a estatal, que devem ser votados em assembleia geral ordinária da Petrobras. A previsão é que a votação ocorra em 13 de abril.

Se confirmada, esta será a segunda troca na petroleira em um ano. O motivo da mudança são as queixas do presidente sobre as altas nos preços dos combustíveis.

Experiência de 25 anos

Atualmente, José Mauro Ferreira Coelho é presidente do Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA), empresa responsável por negociar contratos da União na área de pré-sal.

O indicado do governo possui mais de 25 anos de experiência profissional, atuando nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Ele foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia de abril de 2020 a outubro de 2021.

Mais lidas
Últimas notícias