metropoles.com

Indiano em condição análoga à escravidão é resgatado em Pernambuco

O indiano estava sendo submetido a trabalhos forçados em navio com bandeira de Malta e foi resgatado por auditores-fiscais do trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Foto colorida de navio maltês que mantinha escravo
1 de 1 Foto colorida de navio maltês que mantinha escravo - Foto: Divulgação

Autoridades brasileiras resgataram um trabalhador indiano que estava sendo forçado a trabalhar em um navio com bandeira de Malta (um país insular europeu) atracado no Porto de Suape, em Pernambuco. O resgate foi feito por auditores-fiscais da Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco, no último dia 3 de fevereiro, e o estrangeiro teve as verbas trabalhistas pagas pela empresa responsável pelo navio e foi repatriado para o seu país de origem.

De acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, o homem estava com o contrato vencido, sendo submetido a serviços forçados na embarcação e era proibido de voltar para casa, apesar de vários pedidos ao capitão e de promessas não cumpridas de troca da tripulação.

Vítima voltando para casa

Pela legislação brasileira, o estrangeiro estava sendo mantido em condições análogas à escravidão – o que possibilitou seu resgate e a responsabilização do empregador. É a primeira vez que um trabalhador indiano é resgatado no Brasil em condições análogas à de escravo.

De acordo com o auto de inspeção, o resgatado apresentava sinais de exaustão e forte desgaste mental em função do longo período que permaneceu embarcado e a todo momento repetia que desejava voltar para casa.

Como denunciar o trabalho escravo

Denúncias de trabalho doméstico análogo ao de escravo podem ser feitas de forma anônima no Sistema Ipê, do Ministério do Trabalho em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações