metropoles.com

Metrópoles é finalista do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo

O trabalho Onde Vai Parar o Lixo Reciclável concorre com outras 13 reportagens

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Investigação do lixo em Brasília. Brasília(DF), 02/12/2020
1 de 1 Investigação do lixo em Brasília. Brasília(DF), 02/12/2020 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Metrópoles é finalista do Prêmio Cláudio Weber Abramo, o mais importante reconhecimento do jornalismo de dados do país. A reportagem Onde Vai Parar o Lixo Reciclável concorre com trabalhos de respeitados veículos de comunicação, como Uol, Piauí e Folha de S.Paulo.

O pré-júri selecionou as 14 melhores reportagens inscritas e, agora, a organização definirá os ganhadores da premiação — três projetos devem receber ainda a menção honrosa. A cerimônia de entrega dos troféus acontecerá no #CodaBr21, em 13 de novembro.

O Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados é uma iniciativa da Escola de Dados, do Open Knowledge Brasil, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da organização Transparência Brasil.

A reportagem seguiu durante 30 dias o caminho do lixo. O repórter Lucas Marchesini distribuiu 72 rastreadores — dentro de materiais recicláveis (papel, plástico e metal) — pelas 23 regiões administrativas da capital federal e monitorou virtualmente o trajeto dos rejeitos.

Aparelho selecionado para monitorar o caminho do lixo, o TKStar 905 tem autonomia de até um mês e é resistente à água. A aquisição dos rastreadores foi possível graças ao apoio do Pultizer Center for Crisis Reporting, entidade dos Estados Unidos que auxilia projetos inovadores de jornalismo em todo o mundo.

O resultado da investigação é impressionante: um terço dos dejetos que poderiam ser reaproveitados se perde a caminho dos centros de triagem de lixo.

Igo Estrela, Rafaela Felicciano e Gabriel Foster captaram as imagens que ilustraram o trabalho; Gui Prímola e Marcos Garcia criaram os infográficos interativos e o design da página; Allan Rabelo, Daniel Mendes, Italo Ridney e Saulo Marques desenvolveram os códigos para deixar a página animada; Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Daniel Ferreira, Michael Melo editaram o material; e, por fim, Juliana El Afioni revisou toda a reportagem.

O Prêmio Cláudio Weber Abramo chega à sua terceira edição. Além de incentivar práticas de transparência governamental e o uso de informações de interesse público, o objetivo do evento é inspirar jornalistas e estudantes a utilizar dados em suas investigações.

O concurso homenageia Cláudio Weber Abramo, um dos pioneiros no jornalismo de dados e transparência pública no Brasil, falecido em 2018.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?