Metrópoles é finalista do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo

O trabalho Onde Vai Parar o Lixo Reciclável concorre com outras 13 reportagens

atualizado 21/10/2021 13:39

Investigação do lixo em Brasília. Brasília(DF), 02/12/2020Igo Estrela/Metrópoles

O Metrópoles é finalista do Prêmio Cláudio Weber Abramo, o mais importante reconhecimento do jornalismo de dados do país. A reportagem Onde Vai Parar o Lixo Reciclável concorre com trabalhos de respeitados veículos de comunicação, como Uol, Piauí e Folha de S.Paulo.

O pré-júri selecionou as 14 melhores reportagens inscritas e, agora, a organização definirá os ganhadores da premiação — três projetos devem receber ainda a menção honrosa. A cerimônia de entrega dos troféus acontecerá no #CodaBr21, em 13 de novembro.

O Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados é uma iniciativa da Escola de Dados, do Open Knowledge Brasil, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da organização Transparência Brasil.

A reportagem seguiu durante 30 dias o caminho do lixo. O repórter Lucas Marchesini distribuiu 72 rastreadores — dentro de materiais recicláveis (papel, plástico e metal) — pelas 23 regiões administrativas da capital federal e monitorou virtualmente o trajeto dos rejeitos.

Aparelho selecionado para monitorar o caminho do lixo, o TKStar 905 tem autonomia de até um mês e é resistente à água. A aquisição dos rastreadores foi possível graças ao apoio do Pultizer Center for Crisis Reporting, entidade dos Estados Unidos que auxilia projetos inovadores de jornalismo em todo o mundo.

O resultado da investigação é impressionante: um terço dos dejetos que poderiam ser reaproveitados se perde a caminho dos centros de triagem de lixo.

Igo Estrela, Rafaela Felicciano e Gabriel Foster captaram as imagens que ilustraram o trabalho; Gui Prímola e Marcos Garcia criaram os infográficos interativos e o design da página; Allan Rabelo, Daniel Mendes, Italo Ridney e Saulo Marques desenvolveram os códigos para deixar a página animada; Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Daniel Ferreira, Michael Melo editaram o material; e, por fim, Juliana El Afioni revisou toda a reportagem.

O Prêmio Cláudio Weber Abramo chega à sua terceira edição. Além de incentivar práticas de transparência governamental e o uso de informações de interesse público, o objetivo do evento é inspirar jornalistas e estudantes a utilizar dados em suas investigações.

O concurso homenageia Cláudio Weber Abramo, um dos pioneiros no jornalismo de dados e transparência pública no Brasil, falecido em 2018.

Mais lidas
Últimas notícias