metropoles.com

Idosas e crianças: veja novo grupo de brasileiros que deixou Gaza

O grupo de 47 brasileiros cruzou a fronteira com o Egito neste sábado (9/12). São 27 crianças e adolescentes, 16 mulheres e 4 homens

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Governo Federal
Grupo de pessoas sorrindo e segurando a bandeira do Brasil
1 de 1 Grupo de pessoas sorrindo e segurando a bandeira do Brasil - Foto: Reprodução/Governo Federal

Neste sábado (9/12), um grupo de 47 brasileiros cruzou a fronteira da Faixa de Gaza com o Egito e aguarda o resgate do governo brasileiro. São 27 crianças e adolescentes, 16 mulheres, sendo duas idosas, e quatro homens. Entre eles, 11 binacionais brasileiro-palestinos e 36 palestinos.

Uma aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), já está a caminho do Cairo, capital egípcia, para trazer todos de volta ao Brasil no 11º voo de repatriação da Operação Voltando em Paz.

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, da lista de 102 brasileiros e familiares próximos apresentada aos governos envolvidos para autorização da saída da Faixa de Gaza, 24 tiveram a saída negada, incluindo 7 brasileiro-palestinos. Com isso, alguns familiares dos que não foram autorizados também acabaram desistindo. Dos 78 previstos na lista autorizada, cruzaram a fronteira 47.

0

Desde o início do conflito no Oriente Médio, 1.477 passageiros e 53 animais domésticos foram repatriados em dez voos da Força Aérea Brasileira. Com esses novos 47, serão 1.524.

O grupo final de 47 foi recepcionado pela equipe da embaixada brasileira no Egito, embarcado em vans locadas pelo Governo Federal e fez um trajeto de cerca de seis horas de viagem até a cidade do Cairo. Lá, vão descansar, ser alimentados e avaliados por profissionais da área médica. A previsão é de que o voo de volta decole neste domingo rumo ao Brasil.

“Permanecem em Gaza cerca de 30 brasileiros, nas cidades de Gaza e Rafah e nos campos de refugiados de Nuseirat e Maghazi. A representação continuará monitorando a situação e prestando toda a assistência possível”, afirmou o embaixador Alessandro Candeas, da representação brasileira na Palestina.

Conflito

Em 7 de outubro, o conflito entre Israel e o Hamas registrou uma escalada histórica. Em uma ação surpresa, o grupo extremista invadiu Israel e atacou civis, o que desencadeou sucessivas retaliações israelenses contra a Faixa de Gaza por meio de bombardeios e incursões terrestres. Até o momento, a guerra soma milhares de mortos e tensiona países do Oriente Médio.

Desde o início do conflito no Oriente Médio, 1.477 passageiros e 53 animais domésticos foram resgatados em dez voos que utilizaram cinco aeronaves da Força Aérea Brasileira. Com esses novos 47, serão 1.524. Cerca de 150 militares e 37 profissionais de saúde, sendo 13 médicos, nove psicólogos e 15 enfermeiros, se envolveram na logística. Mais de três mil refeições foram servidas em 315 horas de voo sobre 16 países.

Por meio de formulário online, cerca de 2,7 mil manifestaram interesse em retornar ao Brasil. Aqueles que não conseguiram lugares em voos de companhias aéreas privadas passaram a ser atendidos pela Operação Voltando em Paz, seguindo requisitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças. Até especialistas do Ministério da Agricultura foram envolvidos para garantir o repatriamento de animais domésticos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?