metropoles.com

IBGE: trabalhadores brancos ganham 61,4% a mais que pretos e pardos

Pesquisa do IBGE mostra discrepância entre rendimentos e tipos de trabalho para negros, pardos e branco no ano de 2022 no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
Foto colorida de trabalhador com carteira assinada IBGE - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de trabalhador com carteira assinada IBGE - Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Os trabalhadores negros e pardos ganham menos que os trabalhadores brancos. A diferença é revelada na Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (6/12).

A pesquisa calculou o chamado “rendimento-hora” dos trabalhadores brasileiros, que é a média de quanto a pessoa recebe de salário por hora. O rendimento-hora da população branca é R$ 20. Já na população preta e parda é R$ 12,4. Isso representa uma diferença de 61,4%.

Os pesquisadores ainda calcularam que os negros e pardos são 54,2% dos trabalhadores. Já os brancos representam 44,7% dos trabalhadores. Os valores da pesquisa são referentes ao ano de 2022.

Números do IBGE no ranking da OCDE

O ranking da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que considera aproximadamente 50 países da base de dados, mostra que Brasil ocupava a 28ª posição na participação da renda do trabalho, em 2015. Agora, caiu para a 40ª posição no biênio 2020-2021.

“Nacionalmente, a participação da remuneração do trabalho em 2021 foi inferior ao nível de 2010, revelando uma ‘década perdida’ nesse indicador”, aponta João Hallak, gerente da pesquisa.

A SIS revela também que os trabalhadores pretos e pardos são maioria em trabalhos com rendimentos inferiores à média, como serviços domésticos, de construção e na agropecuária.

Por outro lado, os brancos estão concentrados em serviços como a administração pública, educação e saúde. Essa discrepância é um padrão observado em toda a série histórica da pesquisa que vai de 2012 a 2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?