metropoles.com

Ibama aplica R$ 47 milhões em multas e embarga 7.400 hectares no AM

A operação do Ibama tinha como foco combater o desmatamento ilegal no sul de Lábrea, município do Amazonas

atualizado

Compartilhar notícia

Ibama
Foto colorida da operação do Ibama no Amazonas - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da operação do Ibama no Amazonas - Metrópoles - Foto: Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou R$ 47 milhões em multas e embargou 7,4 mil hectares em operação de combate ao desmatamento ilegal no sul de Lábrea, município do Amazonas.

Com a aplicação dos novos embargos na região, o Ibama espera garantir a regeneração natural da área desmatada, e coibir novas atividades com potencial poluidor.

A operação realizada pelos agentes ambientais também apreendeu 1.033 mil cabeças de gado, cerca de 4.400 m³ de madeira serrada, 362 m³ de madeira em tora, cinco motores e duas motosserras, além de outros equipamentos utilizados pelos criminosos.

Segundo o Ibama, os desmatadores deixaram a região em direção a Ponta do Abunã, em Porto Velho, capital de Rondônia. Ainda de acordo com o instituto, parte da madeira apreendida foi doada para prefeitura de Acrelândia, no Acre.

A operação foi realizada pelo Grupo de Combate ao Desmatamento na Amazônia (GCDA), responsável pela fiscalização da Amazônia, e atua com foco nos planos de manejo, serrarias, áreas embargadas e desmatadas.

Também participaram da ação a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Prefeitura de Acrelândia, a Polícia Militar de Rondônia, o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) e o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações