Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Homem preso injustamente no MA: "Tentei explicar, mas não adiantou"

Raimundo tinha o mesmo nome do acusado, que havia sido acusado por crime em outro estado

07/05/2021 14:14
Getty Images
Homem é preso injustastamente

Raimundo Nonato da Silva Santos, de 35 anos, foi solto, no dia 9 de abril, após 1 ano e 3 meses preso injustamente. Ele estava desde dezembro de 2019 em um presídio no Maranhão, mas só em março deste ano a confusão foi descoberta, quando Raimundo teve que transferido para outra prisão.

Em entrevista ao RDNews, o homem contou que estava trabalhando quando a polícia lhe prendeu com a justificativa de que tinha um mandado de prisão por um crime de 2007 que ocorreu em Sorriso, no Mato Grosso. Ele tinha o mesmo nome que o acusado.

“Tentei explicar para eles que era um engano porque eu nunca fui ao Mato Grosso, mas não adiantou”, disse.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Raimundo foi preso sem documentos de identificação pessoal, e só provou que não era o acusado quando conseguiu relatar ao defensor Cícero Sampaio de Lacerda sua inocência. “Ele disse que sequer tinha se deslocado até Mato Grosso. Fui atrás da documentação dele, conseguimos tirar a segunda via da certidão de nascimento e do RG e repassamos ao Núcleo de Sorriso”, afirmou Cícero.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O processo não apresentava nenhum andamento desde a prisão, em 2019, por uma falha de comunicação entre os estados de Mato Grosso e Maranhão.

O defensor, então, entrou em contato com o Núcelo de Sorriso, que ingressou com pedido de liberdade por excesso de prazo e conseguiu a liberdade de Raimundo.