metropoles.com

Haddad diz esperar que taxa básica de juros, a Selic, feche 2023 em 12%

Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne em 1º e 2/8 para definir patamar da taxa básica de juros, a Selic

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
Ministro Fernando Haddad é entrevistado no estúdio Metrópoles
1 de 1 Ministro Fernando Haddad é entrevistado no estúdio Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou, nesta quarta-feira (26/7), em entrevista ao Metrópoles, esperar que a taxa básica de juros, a Selic, termine o ano de 2023 a 12%, em linha com as expectativas do mercado, segundo o último Relatório Focus.

Haddad foi questionado se a Selic pode encerrar o ano abaixo de dois dígitos. “Dificilmente, porque nós estamos iniciando o ciclo de corte no segundo semestre. Espero, no mínimo, em linha (com o mercado). Isso é mérito de todo mundo.”

Ele afirmou, ainda, que se o Comitê de Política Monetária (Copom) mantiver a taxa a 13,75% ao ano “vai surpreender o mundo, não só o Brasil”.

Sobre a reunião do grupo, que será realizada na próxima semana, Haddad evitou citar previsão de corte, mas disse que o mercado precifica uma queda de 0,5 ponto percentual (p.p.).

Segundo ele, o espaço para queda da taxa de juros vai ajudar a política fiscal. “Uma coisa vai alimentar a outra positivamente. Nós fizemos uma parte da lição de casa. Estamos apresentando para o país um plano consistente”, frisou ele.

Assista:

Sobre a permanência de Roberto Campos Neto como presidente do BC até o fim do mandato, Haddad diz ser “questão de foro íntimo”.

0

Questionado se a chegada dos primeiros nomes indicados pelo presidente Lula (PT) à autoridade monetária pode mexer em alguma coisa, Haddad respondeu:

“O objetivo da Fazenda ao indicar os nomes não é formar bancada. Lá não tem que ter oposição e situação (…) Não foi uma indicação no sentido de formar bancada, foi no sentido de aproximar mais.”

A reunião do Copom de agosto será a primeira com as presenças dos dois primeiros nomes indicados por Lula em seu terceiro mandato: Gabriel Galípolo e Ailton de Aquino.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?