metropoles.com

Febraban: mercado espera redução da Selic a partir de agosto

Segundo a Febraban, mercado projeta uma redução de 0,25 ponto percentual já na próxima reunião do Copom, nos dias 1º e 2 de agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
imagem colorida logotipo febraban
1 de 1 imagem colorida logotipo febraban - Foto: Divulgação

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) deve iniciar o ciclo de queda da taxa básica de juros (Selic) a partir de agosto. É o que esperam os analistas do mercado financeiro consultados pela Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas, divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Segundo o levantamento, o mercado projeta uma redução de 0,25 ponto percentual já na próxima reunião do Copom, programada para os dias 1º e 2 de agosto.

Nas reuniões seguintes, de acordo com a pesquisa, o Copom deve acelerar a redução dos juros para 0,5 ponto percentual, até a Selic chegar ao patamar de 12% ao ano. Atualmente, a taxa está em 13,75% ao ano.

Em relação ao câmbio, os analistas consultados pela Febraban esperam que o dólar encerre 2023 negociado a R$ 5.

A Pesquisa Febraban de Economia Bancária e Expectativas é realizada a cada 45 dias, logo depois da divulgação da ata da última reunião do Copom. Dezenove bancos participam da consulta.

Relatório Focus

Segundo a edição desta segunda-feira (10/7) do Relatório Focus, do BC, o mercado financeiro manteve a estimativa para a taxa de juros no fim de 2023 em 12% ao ano. Para 2024, a projeção segue em 9,5% ao ano.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a Selic foi mantida em 13,75% ao ano.

A taxa básica de juros é o principal instrumento do BC para controlar a inflação. A Selic é utilizada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?