Febraban: mercado espera redução da Selic a partir de agosto
Segundo a Febraban, mercado projeta uma redução de 0,25 ponto percentual já na próxima reunião do Copom, nos dias 1º e 2 de agosto
atualizado
Compartilhar notícia
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) deve iniciar o ciclo de queda da taxa básica de juros (Selic) a partir de agosto. É o que esperam os analistas do mercado financeiro consultados pela Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas, divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Segundo o levantamento, o mercado projeta uma redução de 0,25 ponto percentual já na próxima reunião do Copom, programada para os dias 1º e 2 de agosto.
Nas reuniões seguintes, de acordo com a pesquisa, o Copom deve acelerar a redução dos juros para 0,5 ponto percentual, até a Selic chegar ao patamar de 12% ao ano. Atualmente, a taxa está em 13,75% ao ano.
Em relação ao câmbio, os analistas consultados pela Febraban esperam que o dólar encerre 2023 negociado a R$ 5.
A Pesquisa Febraban de Economia Bancária e Expectativas é realizada a cada 45 dias, logo depois da divulgação da ata da última reunião do Copom. Dezenove bancos participam da consulta.
Relatório Focus
Segundo a edição desta segunda-feira (10/7) do Relatório Focus, do BC, o mercado financeiro manteve a estimativa para a taxa de juros no fim de 2023 em 12% ao ano. Para 2024, a projeção segue em 9,5% ao ano.
Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a Selic foi mantida em 13,75% ao ano.
A taxa básica de juros é o principal instrumento do BC para controlar a inflação. A Selic é utilizada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia.