Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube

Apuração pelo Brasil

Eleições 2026Brasil

Guimarães vai procurar Alcolumbre para concluir votação da 6x1 esta semana

Pauta é prioridade para campanha de Lula para o segundo turno contra Flávio Bolsonaro e pressiona presidente do Senado

05/10/2026 19:07, atualizado 05/10/2026 19:15
LUIS NOVA/METRÓPOLES @luisgustavonova
Guimarães vai procurar Alcolumbre para concluir votação da 6×1 esta semana

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), José Guimarães disse, nesta segunda-feira (5/10), que irá procurar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), concluir a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do fim da escala 6×1 nesta semana.

O senador amapaense decidiu destravar a proposta prioritária para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dois dias antes do primeiro turno das eleições, animando a base governista à frente de um eventual segundo turno contra Flávio Bolsonaro (PL).

“Prioridade do ponto de vista do governo é votar o fim da escala 6×1. Eu vou conversar com o presidente Alcolumbre para ver se a gente já inicia o debate e vota até quarta-feira”, disse.

O resultado das urnas no domingo (4/10), porém, pressiona Alcolumbre para a oposição, pois a dianteira de Flávio contra o petista e os 19 senadores eleitos para a próxima legislatura mudam a corelação de forças na Casa em 2027, ano em que tentará a reeleição para o comando do Senado.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

“Não mudou nada, a eleição está empatada. São 2% e vamos para cima. Essa matéria é de interesse do Brasil, não de candidato A ou B”,declarou.

O governo Lula vai insistir na redução da jornada de trabalho e Guimarães e Alcolumbre deverão se reunir pessoalmente em Brasíla entre segunda e terça-feira (06/10).

O presidente do Senado pautou as primeiras três sessões de votação da PEC para essa semana. A primeira será na terça-feira (06/10). Uma PEC precisa passar, pelo regimento, por cinco sessões de discussão e doi turnos de votação.