metropoles.com

Gripe aviária: RS decreta estado de emergência zoossanitária

Até o momento, o estado registrou foco de influenza aviária apenas em ave silvestre. Medida segue indicação do Ministério da Agricultura

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida mostra galinhas em granja - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra galinhas em granja - Metrópoles - Foto: Getty Images

O Rio Grande do Sul decretou, nesta sexta-feira (28/7), estado de emergência em saúde animal para enfrentamento de focos de gripe aviária na região. As autoridades gaúchas detectaram apenas um caso de influenza aviária em uma ave silvestre na Estação Ecológica do Taim, em Santa Vitória do Palmar, em maio.

O decreto foi assinado pelo governador em exercício, Gabriel Souza. Na última semana, o Ministério da Agricultura orientou os estados a declararem emergência zoossanitária em decorrência do aumento de casos de gripe aviária.

Gripe aviária: ministério orienta estados a declararem emergência zoosanitária

A medida adotada pelo governo gaúcho permite uma resposta mais rápida em casos suspeitos da doença. Entre elas, a contratação de novos funcionários, compra de equipamento e o deslocamento de servidores para combater a influenza aviária.

Segundo o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, o estado de emergência terá vigência de 180 dias, podendo ser prorrogado caso tenha uma piora na situação epidemiológica.

O governo federal declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em maio deste ano. Até o momento, o Ministério da Agricultura registrou 71 casos de gripe aviária, 69 foram detectados em aves silvestres e outros dois em animais para subsistência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?