metropoles.com

Grades do Congresso começam a ser retiradas nesta 3ª (9/1); vídeo

A retirada das grades atende ao anúncio do presidente do Congresso Nacional durante o ato que marcou um ano desde os ataques do 8/1

atualizado

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Gradis de segurança que cercam Congresso Nacional começam a ser retirados. A ação foi anunciada ontem (8:1), pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco 2
1 de 1 Gradis de segurança que cercam Congresso Nacional começam a ser retirados. A ação foi anunciada ontem (8:1), pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco 2 - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Equipes iniciaram a retirar as grades que cercam o Congresso Nacional nesta terça-feira (9/1). A medida cumpre anúncio de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) durante ato que marcou um ano desde os ataques do 8/1.

As barreiras foram posicionadas após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando extremistas invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes. Veja vídeo da retirada das proteções:

“Há um ano, nós temos essas grades que cercam o Congresso Nacional, impostas pelas circunstâncias do desagravo e do que nós vivemos no 8 de Janeiro de 2023. É chegada a hora, em 8 de janeiro de 2024, um ano após esta tragédia democrática, de abrir o Congresso Nacional para o povo brasileiro. Retirar essas grades que circundam o Congresso Nacional, para que todos tenham compreensão de que esta Casa é a Casa deles, do povo, de representantes eleitos”, ressaltou Pacheco.

0

Pacheco discursou durante o ato que marca um ano após os ataques antidemocráticos, quando golpistas que não aceitaram o resultado das eleições de 2022 invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

O presidente do Congresso destacou a importância de lembrar que as Casas Legislativas representam brasileiros de diferentes posicionamentos políticos e ideológicos. “Esta Casa é aberta aos mais de 200 milhões de brasileiros, igualmente. Por isso, a decisão de suprimirmos essas grades”, reiterou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?