metropoles.com

Governo vai rever projeto que amplia vale-gás para cumprir arcabouço

Proposta que pretende ampliar o Auxílio-Gás para 20 milhões de famílias tem manobra para driblar o arcabouço fiscal. Medida deve ser revista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Vale gás
1 de 1 Vale gás - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (1º/10) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou o “redesenho” da proposta de ampliação do programa Auxílio-Gás para caber no arcabouço fiscal.

No mês passado, o governo federal encaminhou um projeto de lei para o Congresso Nacional que busca baratear o gás de cozinha para 20 milhões de famílias até 2025.

O texto propõe que os recursos para ampliação sejam transferidos da venda de óleo e gás do pré-sal diretamente para a Caixa Econômica Federal, que vai operacionalizar o programa. A medida é uma espécie de manobra para que o montante não seja contabilizado nas regras do arcabouço fiscal.

O projeto de lei prevê um aumento de recursos no programa de até R$ 13,6 bilhões em 2026.

“A questão do vale gás, por exemplo, o presidente autorizou que nós apresentássemos um redesenho que caiba dentro do arcabouço fiscal. Ele reabriu a discussão”, disse o ministro da Fazenda a jornalistas.

“O que nós pudermos fazer para reparar algumas decisões, sem prejuízo de atender a população… ninguém está querendo contornar os problemas sociais, estamos enfrentando os problemas sociais, mas tem a maneira correta de fazer isso”, ressaltou Haddad.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?