metropoles.com

Governo suspende restrição a viajantes vindos de países africanos

Viajantes com passagens pela África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue voltam a ter permissão para entrar no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Metrópoles
Avião - Banco de Imagens Aeroporto de Brasilia
1 de 1 Avião - Banco de Imagens Aeroporto de Brasilia - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

Em portaria publicada nesta sexta-feira (21/1), o governo federal acabou com as restrições de entrada no Brasil para viajantes de países da África. A medida atende às orientações publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de janeiro.

A partir desta sexta, viajantes com passagens pela África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue voltam a ter permissão para entrar no Brasil, desde que sigam os critérios de testagem e apresentação de carteira vacinal contra a Covid-19.

As restrições à entrada de pessoas com passagens pelos países citados haviam sido determinadas em dezembro, para evitar a disseminação da variante Ômicron do coronavírus.

Publicada no Diário Oficial da União (DOU), a portaria interministerial é assinada pelos ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira; da Saúde, Marcelo Queiroga; da Justiça e Segurança Pública, Antônio Ramirez Lorenzo (substituto); e da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho (substituto).

Veja a portaria na íntegra:

Portaria Interministerial Nº 666, De 20 de Janeiro de 2022 – Portaria Interministerial Nº 666, De 20 de Jan… by Rebeca Borges on Scribd

Em nota divulgada no início de janeiro, a Anvisa pontuou que a recomendação tem como fundamento a situação epidemiológica no Brasil, o avanço da vacinação contra a Covid e as medidas restritivas para entrada de viajantes no país.

Além disso, a agência citou um boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) que atesta a presença da variante Ômicron em mais de 110 países, em todos os continentes.

“Portanto, os dados demonstram que a transmissão da Ômicron rompeu a barreira de transmissão sustentada nos países africanos, sendo identificada atualmente em mais de 100 países, o que justifica a revisão da recomendação expressa na Nota Técnica 203/2021, desde que sejam mantidas as demais medidas para viajantes de procedência internacional”, recomendou a agência.

Viajantes que entrarem no Brasil ainda devem apresentar teste RT-PCR com resultado negativo para Covid, realizado em até 72h antes do embarque, ou teste de antígeno com resultado negativo, realizado em até 24h antes da viagem.

Além disso, é necessário preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) e apresentar comprovante de vacinação contra a Covid. Pessoas não vacinadas devem fazer quarentena de 14 dias na cidade de destino final.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?